quinta-feira, 3 de abril de 2008

Os Pilares da Engenharia do Talvez

Talvez a única escolha seja mesmo nos submeter às forças da natureza. Talvez o vento exista para levar. Talvez o rio exista pra arrastar. E talvez seres criativos existam para arquitetar represas, resistências, redirecionar forças.

Talvez devêssemos projetar paredes mais sólidas. Novos modelos de asas-delta para redirecionar o vento. Perder o chão por alguns momentos. Talvez devêssemos construir embarcações para poder também subir o rio, ou navegar em sua correnteza com mais consciência. Talvez.

Talvez já esteja tudo decidido por nós. Talvez nossos destinos já tenham sido esboçados no mapa mental de algum sábio interior. Talvez não adiante criar. Talvez seja melhor se conformar, adaptar, deixar-se levar. Ou não. Talvez cada pequena decisão importe. Talvez isso traga toda a responsabilidade por nossas vidas a nós mesmos. Talvez não seja possível culpar deuses e demônios por nossas maravilhas e desgraças. Talvez não gostemos de assumir que somos nós os engenheiros desse mundo cheio de trincas.

Talvez seja difícil ver. Muito mais compreender. Talvez eu veja meus amigos hoje à noite. Talvez haja um feriado na semana que vem. Talvez eu tenha um calendário perdido em algum lugar. Talvez eu mude radicalmente de carreira. Talvez. Talvez eu abra a gaiola e solte meu coração. Talvez eu chute o barraco. É. Talvez. Talvez eu sobreviva. Doce vitória, talvez. Aventura, talvez. Mas talvez haja indecisão. Talvez eu perca o foco. Talvez venham mais derrotas.

Incertezas? Talvez. Minha única certeza é a incerteza, muchacho. Esse é o princípio da incerteza. Já o fim talvez esteja perto. Mas talvez também esteja longe.

Como vencer? Peraí...quer dizer que comprar um par de Nikes você já comprou, né, mas não sabe a resposta para a questão existencial mais importante de todos os tempos? Victoria, a deusa do triunfo na literatura romana, ou Nike, para os gregos, já tá de saco cheio de repetir:

Vai lá e faça o que tem que fazer, pôrra. Just do it. E pare de reclamar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de Plasma, I hope you enjoy. The address is http://tv-de-plasma.blogspot.com. A hug.

Marina F. disse...

Excelente, Niltão.
Just do it.
E pare de reclamar - haha.
Adorei.
bjs.